BRM: Fundação Homem do Mar oferece novo curso para a comunidade marítima

A FHM incluiu em sua agenda o curso de Gerenciamento de Recursos do Passadiço, conhecido como BRM (Bridge Resource Management), com o objetivo de contribuir para a prática de uma comunicação eficaz a bordo e para o sucesso das operações.
No BRM, os marítimos são estimulados a treinar o seu olhar para identificar possíveis riscos durante a navegação e a reportar, de maneira clara, as ameaças observadas, permitindo à tripulação se antecipar a situações de crises.

“Eles precisam estar em sintonia, focados, fazer uso de todos os meios disponíveis entre equipamentos, informações e recursos humanos para evitar acidentes, garantir a segurança da navegação, preservar o meio ambiente e a sua própria vida. O BRM, por meio de exercícios de simulação, incentiva a busca de soluções quando um problema futuro é constatado”, afirma Mario Calixto, coordenador da FHM.

Pensando em atender, de maneira personalizada, a empresas de navegação que desejam proporcionar às suas tripulações uma atualização sobre como proceder em processos de tomada de decisões a bordo, a FHM incorporou o BRM ao seu leque de cursos.

“A tecnologia marítima vem melhorando os recursos disponíveis a bordo e, com o surgimento de equipamentos cada vez mais sofisticados, a tripulação precisa desenvolver novas habilidades, saber dialogar, estar alinhada para ter segurança na hora de lidar com essas ferramentas de forma eficaz”, avalia Calixto.

Recentemente, a FHM formou a primeira turma do curso de Gerenciamento de Recursos do Passadiço em seu Centro de Simulação Aquaviária (CSA). Para o 2ON Marcelo Lopes, fazer o BRM possibilitou a ele experimentar situações passíveis de acontecer a bordo.

“É o que chamamos, na educação, de práxis educativa, quando você aproxima a teoria de uma situação real. E como a gente tem um simulador, pode até errar e pensar no que fazer. Então, nas aulas, a gente discutiu, pensou de forma antecipada à manobra e tentou executar aquilo que planejou. Isso é muito interessante”, concluiu.

Saiba mais sobre os cursos da FHM: www.fhm.org.br/cursos/

X