“Fiquei impressionada com a tecnologia. Não imaginava conseguir encontrar todo aquele mecanismo em um só simulador, Bow Thruster, Azipod, Azimuth, tudo ali no mesmo sistema, controle de máquina. Achei bem interessante mesmo”.
Lívia Barros (ON) – Curso de Monitoramento de Navios
“Os simuladores daqui são uma coisa fora do comum pra mim. Eu gostei bastante, de tudo, mesmo, até as coisas mais básicas como limpeza, atendimento na secretaria também, todo mundo muito bem preparado”.
Renata Teixeira (ON) – Curso de BRM
É o que chamamos de práxis educativa, quando você aproxima a teoria de uma situação real. E como a gente tem um simulador, pode até errar e pensar no que fazer. Então, nas aulas, a gente discutiu, pensou de forma antecipada à manobra e tentou executar aquilo que planejou. Isso é muito interessante.
Marcelo Lopes (ON) – Curso BRM
Fomos expostos a um tráfego bem intenso, do qual fizemos o gerenciamento. Na prova, foram colocados ambientes igualmente intensos, diferentes daqueles com que trabalhamos lá no Porto do Açu. Acho que isso é importante para testar, justamente, como agiríamos nesses cenários.
Christiane Sanchez de Almeida (ON) – Curso VTSO
O curso foi proveitoso. Pude auxiliar nas operações. Se uma máquina estivesse prestes a dar defeito, eu podia dar essa dica na hora. Deu para perceber, também, que é importante o trabalho em dupla, em conjunto, a bordo, entre o oficial de náutica e o oficial de máquinas, principalmente na hora das operações de carregamento e descarregamento.
Jefferson Marques (OM) – Curso Manuseio de Cargas Líquidas
“O curso foi ótimo! Pra mim, por exemplo, agregou muito conhecimento, porque essa parte, principalmente a da operação no convés, que seria a operação em si, a gente, que é de máquinas, normalmente, não tem acesso a isso, porque nós estamos envolvidos com a outra parte da operação que é fornecer subsídios para o pessoal do convés. Ou seja, vapor, preparação de máquinas, preparação das bombas de carga, uma série de coisas que a gente estaria, nos bastidores, pra que eles possam operar na descarga. Gás inerte, também, a gente opera. Então, tudo isso aqui, pra gente, foi muito importante, pra mim, principalmente, que sou de máquinas”
Mauro de Oliveira Souza (OM) – Curso Manuseio de Cargas Líquidas
“Aqui a gente pode ver situações atípicas e responder de uma maneira rápida e eficaz de acordo com o que o professor pede nas simulações. Então, na prática, a bordo, a gente vai ter mais segurança pelo fato de não ser a primeira vez que está vendo aquela situação”
Matheus Gama – Curso de Gestão de Recursos de Praça de Máquinas
“A FGMar atendeu às minhas expectativas na parte estrutural e na educacional, no atendimento ao aluno. Estou satisfeito, pois percebo que, depois do treinamento, obtive, além de um crescimento técnico, um ganho pessoal também, a partir das experiências compartilhadas”
Luis Diaz (OSM) – Curso de Gestão de Recursos de Praça de Máquinas
“O curso, pra mim, foi excelente, principalmente pela estrutura da escola, uma estrutura muito boa, os simuladores são bem modernos, o professor excelente também. A matéria foi passada com muita clareza, e é mais um aprendizado na nossa vida. O curso, eu indico para quem quiser fazer”
Franklin Silva – Curso Básico para Operador DP
“A experiência foi maravilhosa! Além dos instrutores e todo o material apresentado para a gente também, a vantagem de ter o Centro de Simulação, o conjunto, o curso, foi excelente. A instrução teórica, prática, os exercícios que foram realizados, a dinâmica da alteração do VTS, o uso da instrumentação, o roteamento de navios dentro da área VTS foi uma experiência muito proveitosa”
Hamilton Paes de Barros – Curso para Operador VTS
“As condições para as aulas são muito boas, as salas, os simuladores. Eu também gostei bastante da experiência do instrutor, porque nós vemos cursos em que, às vezes, as pessoas não estão atuando, não tiveram a oportunidade de ser um DPCN ou, então, ser o responsável DP da embarcação, e estão dando aula. Aqui, eu tive essa grata surpresa de estar tendo aula com um comandante experiente e atuante na área, pra poder passar pra gente esse conhecimento”
Renan Fuli – Curso Básico para Operador DP
“Eu nunca tinha tido uma experiência aqui na Fundação e, o que eu vi, me deixou muito satisfeito, pois me foi transmitida uma experiência de bordo, de manobrabilidade de navios. Além de apresentar o conteúdo, o instrutor nos trouxe a experiência de vida. Ele é uma pessoa que está lá, em campo, vivendo aquilo”
Aroldo Caleber – Curso para Operador DP
“No Passadiço do CSA (Centro de Simulação Aquaviária da FGMar), a gente faz exatamente o que faríamos numa embarcação de verdade. Este curso superou minhas expectativas! Recomendo a todos os oficiais de náutica da Marinha Mercante.”
Ana Paula Gaia dos Santos – Curso Básico para Operador de DP