Dupla dinâmica no DP

O CLC Claudio Barbosa (à esquerda) dá apoio à aula liderada pelo colega, CLC Fabio Valério

A FHM atende rigorosamente às regras internacionais do Instituto Náutico, dentre elas a que estabelece que turmas com mais de oito alunos devem contar com dois instrutores. Deste modo, o grupo de 11 Oficiais que concluiu curso Básico de Posicionamento Dinâmico – DPB, no último dia 27 de abril, teve oportunidade de aprender, simultaneamente, com dois experientes Capitães de Longo Curso: Fabio Valério Conceição e Claudio Barbosa. Companheiros há quase 20 anos, dentro e fora da carreira marítima, os dois se revezaram no comando da turma, imprimindo um ritmo dinâmico às aulas e mantendo alto o nível de interesse dos alunos.

“Gostei muito do curso! A dinâmica foi ótima e os instrutores estavam sempre prontos a solucionar as nossas dúvidas, tanto em sala de aula quanto no simulador. A minha experiência é em navio-tanque e eu não estava ambientada ao Offshore. O fato de os dois instrutores ainda embarcarem ajudou muito. O Capitão Fabio, por exemplo, é Comandante em uma PLSV* e nos mostrou, por meio de vídeos, como é operar nesse tipo de embarcação”, conta a 2º Oficial de Náutica Isabelle Cassemiro.

Isabelle Cassemiro, 2º ON, aluna da FHM

Nas aulas em dupla, há a possibilidade de um instrutor complementar as informações do outro a partir da sua própria experiência. “Na nossa área, estamos aprendendo o tempo todo e esse compartilhamento de experiências, tanto com o outro instrutor quanto com os alunos, é muito enriquecedor. Enquanto um está no foco do problema, o outro consegue enxergar o cenário de outro ângulo, o que aumenta a abrangência da abordagem, explica Fabio Valério.

Ao longo das aulas, os Capitães se alternam na liderança da turma e passam o comando um para o outro, com naturalidade. “Entre nós há sempre um líder e um no apoio. Se o Fábio assume o comando, eu viro Imediato dele, com muita satisfação, e vice-versa”, conta Claudio Barbosa. 

O CLC Fabio Valério, instrutor da FHM, orienta um grupo de alunos no simulador

Fabio Valério ressalta que, na FHM, os instrutores se empenham em despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a interagir ao máximo durante as aulas. “No curso básico de DP, especialmente, o aluno chega ávido de informação e o nosso objetivo é prender a sua atenção, independentemente do tamanho da turma. No caso das turmas maiores, em que há uma tendência maior à dispersão, a participação de dois professores aumenta o dinamismo e a concentração nas aulas, contribuindo para um bom rendimento dos alunos”, completa.  

*Pipe Laying Support Vessel – embarcação complexa e altamente especializada, usada na construção da infraestrutura submarina.

X