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FGMar renova todo o CSA com dispositivos de última geração

Ao longo de quatro semanas, todos os equipamentos do CSA foram trocados e atualizados

Depois de quatro semanas de trabalho, em fevereiro a Fundação Gente do Mar concluiu a troca de todas as máquinas do Centro de Simulação Aquaviária (CSA). Após a reforma, os dois passadiços full mission, o simulador da praça de máquinas, as salas de Posicionamento Dinâmico (DP) e do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS), e os terminais petroleiro e de cargas líquidas receberam novos softwares, hardwares, placas-mãe, processadores, fontes e SSDs (dispositivos de armazenamento).

A FGMar passou a contar com cerca de cem máquinas em sua versão mais recente, equipamentos que servirão para aprimorar ainda mais a qualidade dos cursos. A mudança levou cerca de um mês e foi coordenada pelo engenheiro Alejandro Buchacra, gerente de projetos da Wärtsilä, empresa fabricante dos simuladores. Durante esse tempo, a equipe de TI da Fundação foi disponibilizada com exclusividade para este serviço.

Alejandro Buchacra faz ajustes no equipamento de DP

Assim, a FGMar se reafirma como um dos centros de capacitação de marítimos mais modernos do mundo. “É certamente o mais importante da América Latina e o único que tem treinamento de DP com aulas do básico ao avançado. Com essa mudança, os modelos matemáticos dos navios estão muito mais modernos e as áreas desenvolvidas também apresentam maior qualidade”, elogia Buchacra.

Os alunos que já receberam treinamento no CSA perceberão agora uma maior proximidade com a realidade ao utilizarem simuladores, tanto na parte técnica quanto no aspecto gráfico. Para Mario Calixto, coordenador da FGMar, a melhora é bastante perceptível e permitirá uma aprendizagem ainda mais enriquecedora. “Por exemplo, em uma situação real, se um navio com calado aéreo muito grande passar debaixo da ponte, ele irá bater no vão central e adernar. Na simulação, a embarcação pode inclinar e continuar indo avante. Esta é uma evolução muito significativa. Antes, a simulação parava. Agora, não. Mesmo levando em consideração a avaria, o navio continua navegando”, observa.

Mario Calixto explica a evolução das simulações

Na parte de áreas, as novas ferramentas de edição possibilitam um realismo gráfico ainda maior, com ondas semelhantes às de um mar de verdade, tanto na aparência quanto no movimento, assim como cidades e montanhas mais nítidas e navios de acabamento aprimorado. Tudo isso proporcionará aos alunos uma percepção de autenticidade que irá contribuir para maior eficácia do treinamento.

Segundo o engenheiro naval da FGMar, Ernesto Coutinho Junior, a atualização do software de desenvolvimento proporcionou maior dinamismo ao seu trabalho. “A ferramenta está mais flexível, nos permitindo deixar as superfícies extremamente reais. Isto, na hora da simulação, vai proporcionar uma melhor percepção de textura, luminosidade e geometria. O comportamento em ondas e manobras também vai avançar consideravelmente. Podemos dizer que o que já era bom ficou muito melhor”, avalia o engenheiro naval ao descrever o Virtual Shipyard – programa utilizado no desenvolvimento de navios.

Ernesto Coutinho aponta melhorias no desenvolvimento de navios

Para o diretor financeiro da FGMar, Jailson Bispo, a atualização dos equipamentos é parte do compromisso da Fundação com aqueles que buscam qualificação profissional e consultoria especializada por meio dela. “Somos uma entidade que se orgulha de ser feita por marítimos para marítimos. Nosso compromisso maior é com a qualidade dos equipamentos que oferecemos e dos serviços que prestamos. Estamos permanentemente em sintonia com o estado da arte tanto em tecnologia quanto em metodologia de ensino e de trabalho. Queremos que cada profissional e cada empresa que precise de nossos cursos ou da nossa consultoria tenha certeza de estar encontrando o que há de melhor”, conclui o diretor.

Fonte: Revista Unificar

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