Navegação rápida:

FGMar 20 anos

Braço educacional do Sindmar completa duas décadas promovendo qualificação profissional de valor para uma Marinha Mercante brasileira forte

Criada em 10 de fevereiro de 2004, a então Fundação Homem do Mar (FHM) teve seu funcionamento autorizado pelo Ministério Público em janeiro de 2005. Foi instituída com o objetivo de aprimorar a especialização dos profissionais da Marinha Mercante brasileira, em especial os representados do Sindmar. Em paralelo ao seu portfólio de cursos, a Fundação realiza trabalhos de consultoria e pesquisa nos setores aquaviário e portuário.

Este ano, a Fundação teve seu nome alterado para Fundação Gente do Mar (FGMar). A mudança veio com o objetivo de promover um ambiente com maior equidade de gênero, rumo a um futuro mais inclusivo e diverso na Marinha Mercante e na sociedade.

A FGMar conta com um Centro de Simulação Aquaviária (CSA) que é um dos mais modernos do mundo. Antes de sua criação, que foi possibilitada por uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005, o marítimo que quisesse se qualificar com cursos e simuladores em Posicionamento Dinâmico (DP), tecnologia usada em navios do offshore, precisava viajar para países da Europa em busca dos centros mais modernos, como os da Noruega e da Escócia.

A viagem demandava gastos significativos, em torno de £15 mil, e poucos brasileiros tinham acesso às qualificações. Desse modo, armadores nacionais contratavam marítimos estrangeiros, que eram vistos como mais capacitados.

Com a criação do CSA na FGMar, os brasileiros passaram a ter uma opção mais viável, em pleno centro do Rio de Janeiro, para manter e aprimorar seus conhecimentos no campo das ciências náuticas. Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo em número de operadores de DP, atrás apenas dos Estados Unidos.

Além de todos os equipamentos de última geração elogiados por alunos e profissionais da área, a FGMar conta com uma equipe altamente gabaritada para atender as demandas dos marítimos.

De 2004 para cá, muita coisa mudou para melhor. Novas tecnologias chegaram e, com elas, outros desafios.

Leia a matéria completa na revista Unificar 59/Pág. 110 a 115:
https://www.sindmar.org.br/revista-unificar59-no-ar/

X