
Considerada o coração do navio, a praça de máquinas dispõe de tantos recursos que armadores estão buscando, no Centro de Simulação Aquaviária da FGMar, um espaço para proporcionar aos seus tripulantes uma atualização sobre como aproveitar ao máximo tudo o que uma embarcação pode oferecer em termos de propulsão.
Na semana passada, recebemos marítimos de duas empresas de navegação para um treinamento especial no Curso de Gestão da Praça de Máquinas (ERM), realizado a partir de atividades teóricas e práticas voltadas para atender às necessidades das empresas e dos trabalhadores.
Na ocasião, os alunos tiveram acesso a exercícios simulados em níveis operacional e gerencial, como se estivessem, de fato, em uma praça de máquinas trabalhando em equipe, tomando decisões e avaliando os resultados.

“A FGMar atendeu às minhas expectativas na parte estrutural e na educacional, no atendimento ao aluno. Estou satisfeito, pois percebo que, depois do treinamento, obtive, além de um crescimento técnico, um ganho pessoal também, a partir das experiências compartilhadas”, avaliou o chefe de máquinas Luis Diaz.
Para ele, a utilização dos simuladores modernos do CSA elevou a experiência do treinamento, tornando-a desafiadora e exigindo dos alunos análises críticas e mais apuradas para resolver problemas complexos.
O Curso de Gestão de Praça de Máquinas (ERM) é destinado a orientar os oficiais sobre as melhores práticas no que diz respeito à segurança, à gestão dos equipamentos e ao uso eficaz das tecnologias disponíveis em praças de máquinas de embarcações.
Para saber mais sobre este e outros cursos da FGMar, entre em contato conosco: secretaria@fgmar.org.br