FHM qualifica operadores de VTS como supervisores

Os novos supervisores de VTS e o instrutor Marcelo Covelli (2º a partir da direita)

O Curso de Operador de VTS, oferecido pela FHM, destina-se a qualificar aqueles que queiram trabalhar como operadores do serviço de tráfego de embarcações (VTS) nos portos. É pré-requisito para o curso de Supervisor de VTS, que teve uma turma concluída no último dia 15 de junho.

Os alunos realizaram exercícios no simulador de passadiço

Enquanto o curso de operador é essencialmente prático, com exercícios nos simuladores e ênfase na parte de radiocomunicação, o de supervisor oferece as ferramentas necessárias para que o profissional atue como gestor da equipe, além de prepará-lo para assessorar o controlador de VTS na análise de risco das operações.

Artur Varella considerou surpreendente a estrutura de simuladores do CSA

Os alunos vieram do Porto de Vitória (ES) e do Porto de Santos (SP), e já estão aptos a realizar o treinamento no local de trabalho para, depois disso, atuar como supervisores.  Artur Varella Gomes é Capitão de Mar e Guerra, da reserva, da Marinha do Brasil, e concluiu o curso de operador de VTS no Centro Jovellanos, na Espanha. Ele conta que ficou surpreso ao encontrar uma estrutura como a do Centro de Simulação Aquaviária – CSA em pleno Centro do Rio de Janeiro. “Foi o meu primeiro curso na FHM e eu avalio a experiência como muito boa. Surpreende a qualidade das instalações e eu não imaginava que pudesse existir algo assim tão perto. Às vezes, a gente pensa que precisa ir a outro país para um treinamento, sem saber que existe essa estrutura disponível aqui. Foi uma grata surpresa! ”, declarou.

X