A pauta da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atividade marítima chegou ao Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da FGMar. Com a recente atualização dos equipamentos, os simuladores ganharam um software que permite visualizar a quantidade de GEE emitida por alguns navios durante os exercícios realizados.
“Esse painel ecológico nos mostra o volume de poluentes lançados no ar pela embarcação que está sendo utilizada na simulação. A partir dessa informação, nós podemos buscar uma velocidade mais adequada para conduzir o navio e tentar reduzir a emissão de gases de efeito estufa durante a navegação”, explica o coordenador Mario Calixto.
Carlos Müller, presidente do Sindmar – entidade mantenedora da FGMar –, acompanha as discussões em âmbito mundial sobre a adoção de combustíveis mais limpos na Marinha Mercante. Ele destaca que a sustentabilidade é uma bandeira levantada pela FGMar desde a sua fundação.
“O discurso da FGMar está alinhado com os ideais de desenvolvimento sustentável compartilhado por entidades respeitadas tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Há anos, ela vem adotando práticas ecologicamente corretas, como a separação de lixo para reciclagem e a utilização de produtos feitos com materiais reaproveitados. Agora, está disponibilizando uma ferramenta que permite controlar a emissão de gases poluentes na navegação simulada em nossos passadiços”, destacou Müller.
Leia mais na revista Unificar 59/Pág.: 122 a 123