SOB MEDIDA PARA O MERCADO

Empresas investem na qualificação de seus profissionais marítimos e contratam cursos para demandas específicas

A Fundação Gente do Mar disponibiliza 27 cursos fixos em diferentes áreas da navegação. Além desses, também realiza treinamentos sob medida, com o objetivo de desenvolver habilidades pontuais de acordo com as necessidades de cada empresa.

O curso Operações Offloading para Navios VLCC (a maior embarcação petroleira do mundo, usada para transporte de longo curso) foi solicitado pela Prio, empresa brasileira independente, produtora de óleo e gás. Por envolver uma manobra particularmente difícil e pouco executada, a FGMar precisou criar um treinamento de grande especificidade, que ocorreu entre março e abril deste ano.

As aulas foram ministradas para oficiais de náutica e mooring masters (capitães de amarração) pelo coordenador da Fundação, Mario Calixto. O conteúdo abordou os pontos mais críticos da manobra, que consta da aproximação do VLCC à unidade (FPSO), a conexão do navio à unidade, a operação propriamente dita, a desconexão da unidade e o afastamento do VLCC. Normalmente, uma operação de offloading é feita com o suporte de shuttle tankers (aliviadores) — navios menores que recolhem o petróleo e o levam para o local desejado, modalidade em que são necessárias diversas embarcações para recolher todo o produto do FPSO.

Por ser do mesmo tamanho do navio-plataforma (cerca de 300 metros de comprimento), o superpetroleiro tem uma inércia maior em relação aos shuttle tankers, o que faz com que a condição de manobrar seja diferente. “Por não estar equipado com sistema de posicionamento dinâmico, o VLCC não permite que seja feito o carregamento pela proa (bow loading system), como acontece no caso dos shuttle tankers. Por isso, é necessário realizar uma operação diferente, com o uso de lanchas”, explica Mario Calixto.

Leia mais na edição 60 da Revista Unificar .

AVISO IMPORTANTE!

Prezados, informamos que a Fundação Homem do Mar (FHM) agora se chama Fundação Gente do Mar (FGMar). A atualização do nome surgiu com a necessidade de nos alinharmos ao posicionamento de entidades representativas do setor, em todo o mundo, na busca por uma comunicação eficaz com a sociedade.

X