Na sexta-feira (16), a diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Flávia Takafashi, visitou as instalações do Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da FGMar e a sede do Sindmar, ocasião em que pôde conhecer a visão da gente do mar sobre qualificação profissional, mercado de trabalho e diversidade no ambiente laboral.
Pela manhã, Flávia Takafashi foi recepcionada pelas diretoras que atuam na iniciativa Sindmar Mulheres, que apresentaram a ela o trabalho feito pela representação sindical e, ainda, o Indicador Sindmar Mulheres, o qual busca quantificar e qualificar a participação das oficiais e das eletricistas mercantes brasileiras a bordo das embarcações que operam em nossas águas.
Depois da reunião no Sindmar, a diretora da Antaq visitou a FGMar, sendo guiada pelo coordenador do CSA, Mario Calixto. Ao conhecer os simuladores, ela teve a oportunidade de navegar em nossos passadiços full mission.
“Toda a tecnologia, o estudo matemático por trás desses simuladores, a importância que tem toda essa estrutura para formação dos marítimos, eu não tenho dúvida de que isso coloca os marítimos brasileiros numa capacidade de treinamento muito acima do que se não tivesse esse tipo de treinamento no Brasil. Certamente ele colabora pra que a gente tenha esse nível de excelência que nós temos hoje, dos nossos marítimos, e que a gente possa contribuir cada vez mais”, concluiu.
Participaram do encontro as diretoras Lorena Silva, Silvania Pereira e Cecília Rodrigues (ambas integrantes da iniciativa Sindmar Mulheres), além de Ana Maria Canellas (assessora da Conttmaf), Jonas Soares dos Santos Filho (gerente na GRERJ/Antaq) e Carlos Augusto Müller (presidente do Sindmar).