FGMar recepciona grupos de marítimos em seu Centro de Simulação

Alunos da EFOMM em um dos passadiços do CSA

Entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, a FGMar recebeu grupos de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e de praticantes da Transpetro em uma programação realizada pelo Sindmar com o apoio de sua Diretoria de Educação e Formação Profissional.

Ao percorrerem as instalações do Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da FGMar, jovens marítimos puderam acompanhar exercícios em um dos simuladores de passadiço do local e vivenciar situações como se estivessem embarcados.

O coordenador da FGMar, Mario Calixto (À direita), apresenta o CSA a praticantes da Transpetro

Eles também conheceram a Praça de Máquinas, a sala de DP (Posicionamento Dinâmico) e a sala de VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações) entre outros ambientes voltados para a prática de atividades de simulação e o aprendizado teórico.

Os grupos passaram, ainda, pela sede do Sindmar – sindicato que instituiu a FGMar há 20 anos – ocasião em que se reuniram com a diretoria para uma apresentação sobre o mercado de trabalho e a atividade sindical.

De acordo com o praticante Artur Figueiró, a visita proporcionada pelo Sindmar representa um primeiro passo na carreira de todos os jovens que fizeram parte dos grupos recepcionados pela entidade sindical.

“Essa visita foi totalmente engrandecedora para a gente. Foi ótimo conhecer e ter a noção de que a Transpetro nasceu dessa luta [da mobilização dos marítimos em prol da criação de uma empresa pública de navegação], observou Figueiró.

O jovem praticante ressaltou, ainda, a importância de o Brasil poder contar com um lugar dedicado à qualificação profissional marítima com a infraestrutura encontrada no CSA.

“Superou totalmente as expectativas. É muito boa a estrutura. Gostei de saber, principalmente, que mais de 30 projetos de desenvolvimento de áreas e terminais portuários foram feitos nos simuladores”, avaliou.

Os alunos da EFOMM e os praticantes da Transpetro foram recepcionados pelo coordenador da FGMar, Mario Calixto, e pela diretoria do Sindicato, entre os quais estiveram: Carlos Müller (Primeiro-presidente do Sindmar), José Válido (Segundo-presidente), José Serra (Diretor de Educação), Nilson Lima (Diretor financeiro), Odilon Braga (Diretor-secretário) e Marco Aurélio Lucas (Diretor-procurador).

O presidente do Sindmar, Carlos Müller (Ao centro), debate, com os jovens, temas relacionados ao mercado de trabalho e à atividade sindical
X