6 a 30 alunos por turma
2 dias
Navegação rápida: Pré-inscrição | Calendário de cursos

O Curso EBCP visa fornecer o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessários para atender aos padrões mínimos de competência em familiarização e conscientização sobre proteção do navio, além de capacitar os participantes a assumirem atribuições de proteção, conforme definido na Seção A-VI/6, parágrafos 1 a 4 e 6 a 8, e detalhado nas Tabelas A-VI/6-1 e A-VI/6-2 do Código STCW-78, como emendado.

O Curso EBCP visa fornecer o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessários para atender aos padrões mínimos de competência em familiarização e conscientização sobre proteção do navio, além de capacitar os participantes a assumirem atribuições de proteção, conforme definido na Seção A-VI/6, parágrafos 1 a 4 e 6 a 8, e detalhado nas Tabelas A-VI/6-1 e A-VI/6-2 do Código STCW-78, como emendado.

Este curso visa qualificar o aluno a operar o equipamento ARPA, capacitando-o para realizar as seguintes atividades:
a) selecionar o tipo de apresentação adequada na tela do radar;
b) escolher os controles de plotagem e de gráficos adequados às circunstâncias;
c) utilizar corretamente os alarmes operacionais;
d) adquirir e acompanhar os alvos que representem risco de colisão;
e) extrair as informações necessárias sobre rumo, velocidade, PMA e TPMA, a fim de possibilitar uma ação antecipada, conforme o RIPEAM, para evitar aproximação demasiada que possa representar risco de colisão;
f) monitorar os movimentos dos alvos, empregando os recursos do ARPA;
g) avaliar os riscos de superestimar a seleção e o acompanhamento automático de alvos, bem como depositar excesso de confiança nos alarmes operacionais, considerando as limitações e a suscetibilidade de falhas do equipamento;
h) empregar as paralelas indexadas para navegação.

Este curso visa proporcionar conhecimento, habilidades e compreensão sobre o ECDIS (Electronic Chart Display and Information System), capacitando os participantes para o gerenciamento seguro da navegação em navios que utilizam essa ferramenta como meio primário.

O Curso EGPO tem como objetivo qualificar o aluno para atuar em grupo, coordenadamente, como integrante de uma Equipe de Passadiço, contribuindo para aumentar a precisão e a segurança da navegação, além de diminuir os riscos ao meio ambiente. O aluno será capacitado para realizar atividades como:
– Identificar possíveis falhas de procedimentos a bordo, a fim de prevenir acidentes, e reconhecer os efeitos das condições ambientais sobre a manobra do navio;
– Elaborar um Plano de Viagem e realizar navegação em águas restritas.

O Curso EBPQ visa qualificar Oficiais e Subalternos designados para assumir atribuições e responsabilidades específicas relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em navios-tanque petroleiro e para produtos químicos, com arqueação bruta igual ou superior a 500, utilizados na navegação em mar aberto. O curso atende aos padrões de competência e habilidades básicas exigidos pela Regra V/1-1 da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW/78, emendada) e pelo respectivo Código, Seção A-V/1-1.1, parágrafo 1, Tabela A-V/1.1.1, além de capacitar os participantes para o exercício das competências previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-101).

Este curso destina-se à instrução avançada de Comandantes, Oficiais e demais tripulantes designados para assumir atribuições e responsabilidades imediatas no carregamento, descarga, cuidados durante o transporte, manuseio da carga, limpeza de tanques e outras operações relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em Navios-Tanque petroleiros, com arqueação bruta igual ou superior a 500, utilizados na navegação em mar aberto.

Destina-se à instrução avançada de Comandantes, Oficiais e outros tripulantes designados para assumirem atribuições e responsabilidades imediatas no carregamento, na descarga, nos cuidados durante o transporte, no manuseio da carga, na limpeza de tanques ou outras operações relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em Navios-tanque para Produtos Químicos, com arqueação bruta igual ou superior a 500, empregados na navegação em mar aberto.

Destina-se a qualificar Oficiais e Subalternos com os padrões de competência e habilidades básicas exigidas conforme a Regra V/1-2 da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW/78, como emendada) e o respectivo Código, Seção A V/1-2.1, parágrafo 1, Tabela A V/1.2.1, e para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-101/DPC).

Destina-se à instrução avançada de Comandantes, Oficiais e outros tripulantes designados para assumirem atribuições e responsabilidades imediatas no carregamento, na descarga, nos cuidados durante o transporte, no manuseio da carga, na limpeza de tanques ou outras operações relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em Navios-tanque para Gás Liquefeito, com arqueação bruta igual ou superior a 500, empregados na navegação em mar aberto.

Destina-se a qualificar o Aquaviário para exercer as funções de Radioperador Geral, a bordo de embarcações da Marinha Mercante, de acordo com a Regra IV/2 da Convenção STCW – 78/95 e as Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-101).
“Fiquei impressionada com a tecnologia. Não imaginava conseguir encontrar todo aquele mecanismo em um só simulador, Bow Thruster, Azipod, Azimuth, tudo ali no mesmo sistema, controle de máquina. Achei bem interessante mesmo”.
Lívia Barros (ON) – Ex-aluna do curso de Monitoramento de Navios
“Os simuladores daqui são uma coisa fora do comum pra mim. Eu gostei bastante, de tudo, mesmo, até as coisas mais básicas como limpeza, atendimento na secretaria também, todo mundo muito bem preparado”.
Renata Teixeira (ON) – Ex-aluna do curso de BRM

✓Somos referência nacional e internacional na qualificação profissional de trabalhadores aquaviários e portuários.
✓Ampla e moderna infraestrutura de simuladores, possuindo Passadiço Full-mission e diversos simuladores integrados.
✓Consultores e instrutores Oficiais da Marinha Mercante, especializados e que trabalharam e/ou ainda atuam nas áreas relativas aos cursos.

A Fundação Gente do Mar (FGMar) oferece cursos de Operador de DP (Dynamic Positioning).
O objetivo é preparar profissionais da Marinha Mercante para operar sistemas de posicionamento dinâmico em embarcações offshore. Em nossas capacitações, seguimos padrões internacionais, garantindo excelência e segurança.
Continuar lendo +

Com certificações reconhecidas pela Marinha do Brasil e simulações realistas em ambientes controlados.
A Fundação Gente do Mar oferece cursos especializados em VTS (Vessel Traffic Service), essenciais para profissionais que atuam no controle e monitoramento do tráfego marítimo em portos, canais e áreas costeiras.
Continuar lendo +

Os treinamentos aquaviários da Fundação Gente do Mar promovem capacitação técnica e prática para profissionais que desejam trabalhar em embarcações ou se especializar no setor portuário.
Nossos cursos garantem certificações reconhecidas no mercado e são desenvolvidos conforme as exigências da Marinha do Brasil.
Continuar lendo +

O PREPOM (Programa do Ensino Profissional Marítimo) é um plano da Marinha do Brasil voltado para a qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhadores aquaviários.
A FGMar apoia a especialização dos profissionais da área, alinhada a esse plano, oferecendo cursos que corroborem com esse objetivo, fortalecendo o setor marítimo.
Continuar lendo +